19 setembro 2016

Dicas para Homeschooling crianças 2 a 3 anos (MATERNAL) + APOSTILA MATERNAL COM DOWNLOAD

Olá, 
tudo bem com vocês?
Hoje eu vim compartilhar um projeto que iniciei com as crianças aqui em casa, (e fazendo algumas pesquisas percebo que muitos pais são adeptos dele a longo prazo), que é a EDUCAÇÃO DOMICILIAR, conhecida como Homeschooling.
Bom, não vou me aprofundar muito no assunto, e independente do que te trouxe aqui, se é o fato de você querer fazer um tempo de Homeschool com seus filhos, ou se vai educar completamente em casa ao longo dos anos, vou compartilhar sempre com vocês, por aqui, como será o decorrer do projeto aqui em casa. Meus filhos estão na fase do Pré-Maternal e Maternal 1, e pretendo através do Homeschool, alfabetizá-los em casa.


DICA 1: SEPARE UM ESPAÇO NA CASA. ORGANIZE-O DE PREFERÊNCIA.
Aqui em casa eu separei um quartinho inutilizado na casa. Mas, se você não possui um cômodo próprio para as atividades, não tem problema. A mesa da sala pode virar o ambiente das atividades e do aprendizado, basta você querer e se dedicar para tornar interessante para seus filhos.

DICA 2 - SE POSSÍVEL UM QUADRO E O ALFABETO COLORIDO PARA ENVOLVER O APRENDIZ
Como podem perceber, o quarto separado não é nada grande, e tive de improvisar o alfabeto na parede, porta e um pouco na parede do outro lado também... hehe. Mas fez uma grande diferença. As crianças não querem mais sair do quarto, e ficam admirando as letras, e até mesmo reconhecem algumas que já aprenderam (Jonas tem 3 anos, Elisa tem 2).

Esse Alfabeto eu fiz com cartolina, giz de cera e imprimi as letras em folha sulfite. Foi muito simples. O custo para criá-lo foi de R$ 50,00 (contando as folhas impressas). Já o quadro, eu o comprei por R$ 25,00 numa loja chamada Kalunga aqui em minha cidade.

DICA 3: USE O QUE VOCÊ JÁ TEM EM CASA!
Como podem ver na imagem, eu usei uma mesinha de computador que não tinha uso aqui em casa, para ser a mesinha de atividades. As cadeiras são cadeiras comuns para os dois (a minha caçula precisa de um travesseiro embaixo da cadeira para poder ficar na altura da mesa haha), usarei um violão antiguinho que tem aqui em casa para as atividades com música (custo do violão foi de R$ 290,00 na época, de marca simples... Você pode comprar outro instrumento mais barato para desenvolver a musicalização se quiser, como uma flauta, gaita, um tambor improvisado, violão infantil, etc),  Se repararem na imagem, reutilizei para guardar papel, canetinhas, giz e etc... as latas de leite usadas das crianças! Até que enfim achei serventia para elas.

DICA 4: MATERIAL DIDÁTICO - Escolha com cuidado e economia!
Como a verba está curta aqui em casa, encontrei entre vários conteúdos para Maternal, essa apostila na imagem acima (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A APOSTILA ACIMA). Achei ela para comprar, porém está fora do meu alcance o investimento. Então, imprimi em Download e pedi para encadernar, desse modo ficou mais organizado. Investimento de R$ 26,00 cada apostila pronta (impressa e encadernada).

Tome cuidado ao comprar o material didático ou ao imprimir, se certificando antes se o conteúdo é realmente para a idade do seu filho. Só o fato da apostila ser para MATERNAL, por exemplo, não significa que o conteúdo dela seja o ideal para seu filho. Encontrei apostilas de Maternal que só uma criança alfabetizada iria compreender... rsrsrs.

DICA 5 - MATERIAL DIDÁTICO - ENSINO RELIGIOSO
Se você pretende incluir também o ensino religioso desde cedo, recomendo essa Bíblia de estudo acima. Eu me encantei por ela. Mesmo minha filha de 2 anos, como meu filho de 3 anos, e acredito que crianças de até uns 11, 12 anos, conseguem compreendê-la e se apegam a ela. É toda ilustrada, capa dura, folha interna em Couchê (acho melhor que o sulfite), e tem uma dinâmica muito bacana para trabalhar com ela. Custo do livro: R$ 55,00 com o frete no site da Americanas.

DICA 6 - MESA DO "PROFESSOR" AO LADO A DOS "ALUNOS"
Se seus filhos são pequenos como o meu, já sabe: Na hora da atividade procure ficar o mais perto possível, para evitar quedas, brigas por conta dos materiais, ou até mesmo desperdício de giz, lápis e afim (os danadinhos são experts em perder os giz de ceras)... Essa mesa com o notbook eu comprei na "Casas Bahia" e não paguei mais que R$ 300,00 com as cadeiras inclusas. Ela é bem simples, e a princípio não havia comprado para esse fim, mas agora será, hehe.
DICA 7: Não se fruste com os materiais de APOIO ao Plano de Aula/ EXPECTATIVA
Me refiro ao momento de criação dos mesmos. Essa foto acima foi uma ideia que vi em um site para montar a história dos 3 porquinhos. Com o material que eu já possuía tentei recriar para fazer com meus filhos em casa. Saiu uma versão, digamos que, bem distante da real, porém não me frustei. O impostante é que deu certo a brincadeira com eles. Gastei em torno de 2 horas para desenhar o modelinho, recordar e montar os pedaços. Eu colei todos os bonequinhos com fita durex, pois fiquei com medo das crianças rasgarem ao pegar nas mãos. Desse modo não tem como rasgar e dá para deixá-los brincando depois da atividade, sem problema algum.
REALIDADE
Bom, espero que tenham gostado das dicas. Por hoje é só.
Comentários do que acharam são bem-vindos,
Beijos,
Nanda Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright(@)2015. Ninguém te contou. Todos os direitos reservados.LAYOUT POR DESIGNING DREAMS.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...