08 setembro 2015

Como fazer o meu filho de 2 anos comer? Ele não come nada!

Olá meus amores, tudo bem com vocês?
IMAGEM ILUSTRATIVA. FONTE GOOGLE.
Bom, o assunto de hoje é bem batidinho,  fiz até um vídeo há algum tempo atrás, assista aqui - mas ainda que seja um assunto com um leque de respostas alto, ainda assim eu recebo a pergunta: Fernanda, como eu faço o meu filho comer? Estou preocupada, ele não come nada... (ou ela, né meninas rs).
Juro por Deus que eu já passei por isso. E não faz muito tempo... Meu filho também não comia nada, e a cada dia era pior... cada dia que passava ele comia menos ainda. Eu estava surtando. E do meu jeito achei a solução aqui em casa:


Cada criança é única para começo de conversa! Sério, isso não é conversa fiada! Vou dar os meus dois exemplos aqui em casa: O Jonas (meu filho mais velho), e a Ioná (a caçula).
IMAGEM ILUSTRATIVA. FONTE GOOGLE.
O Jonas nunca comeu PAPINHA AMASSADA - desde quando iniciei a introdução alimentar com esse bendito menino, ele vem me dando problemas por NÃO QUERER COMER. Nenhuma papinha, nada do que eu fazia estava bom. Foi uma época terrível. Eu pensava que a minha comida era ruim. Enfim. Logo que ele cresceu um pouquinho, com cerca de 9 meses ele passou a aceitar caldinho de feijão, e de vez em quando, comia um ovo cozido junto (a parte amarelinha do ovo cozida e amassada no feijão), ou um frango bem cozidinho e desfiado (era raro, mas comia). Um certo dia, estava eu com o Jonas, forçando o MENINO A COMER, e ele recusando como sempre. Cansada e com fome, eu guardei sua papinha na geladeira, sentei o menino no sofá, fiz um prato de comida para mim e sentei ao lado dele para comer. Eu queria suco, e  abandonei o prato no sofá e enquanto eu fazia o maior drama sobre o fato do meu filho não querer comer (pegando um suco na geladeira para mim), quando me dei conta, lá estava o Jonas, com a minha colher nas mãos, e se lambuzando inteiro com a comida. Fiquei ali, olhando para ele e para aquela bagunça, em silêncio. E o danadinho COMEU, simples assim... Mais jogou fora do que comeu, PORÉM COMEU. 
IMAGEM ILUSTRATIVA. FONTE GOOGLE.
Então, com o Jonas, eu percebi no processo da introdução, que ele gostava de comer sozinho, até hoje, ele só come se você o entregar a colher, e a comida no prato. E o mais curioso: Ele não come nada se o prato dele não for igual ao nosso (dos adultos na casa). Ele quer um prato de vidro, um copo de suco, e que a comida no prato esteja posta do mesmo jeito que é colocada no meu prato! E outra coisa que ajudou muito no processo foi sempre almoçar 12:00 (em ponto). Ele acorda e mama um tetê, e ao meio dia já almoça. Se não for assim, ele pede outra mamadeira, e isso acaba contribuindo para que ele não coma bem. Outra coisa que faço é deixar ele participar da "criação" da comida - desde a cortar uma cenoura, á cozinhar os alimentos. Isso instiga ele, e o faz comer melhor.


Agora a Elisa:
IMAGEM ILUSTRATIVA. FONTE GOOGLE.


A Elisa com cinco meses e meio já estava comendo variados tipos de papinha salgada. Ela comia uma pratada que eu ficava boba de ver. Tinha que controlar a bichinha, senão a coisa ficava feia. 


IMAGEM ILUSTRATIVA. FONTE GOOGLE.
Com sete meses, de um dia para o outro, ela parou de comer. Eu surtei. De uma pratada inteira, a menina só aceitava 2 colheres, empurrada, e choramingando. O que estava acontecendo? Eu estava maluquinha hahaha.
E lá foi eu, de novo, reclamar para o mundo que a minha filha não queria mais comer!
Um belo dia, o Jonas estava feito um adultinho, almoçando no sofá (ele ainda não come na mesa, pois não alcança haha), e a Elisa na sua dieta maluca, estava sentadinha vendo desenho. Do nada, ela começa a chorar, e percebemos (meu marido e eu) que ela chorava a cada vez que o Jonas levava a comida na boca. Ela queria comer com ele. Rapidamente, pegamos uma colherinha e oferecemos alguns grãos de arroz (morrendo de medo, pois ela nunca tinha comido grãos inteiro, somente batido), e a danadinha comeu, comeu, e comeu. Ali me senti terrível: Ela havia parado de se alimentar porque não queria mais a comida batida, ela queria os grãos, a comida em sua forma natural. Juro, chorei escondida depois, me sentindo uma idiota. A menina ficara sem comer umas duas semanas por minha causa.
Quando eu pensei que estava tudo indo bem, novamente a danadinha parou de comer. Pensei que ela tinha enjoado da comida, e a cada dia fazia uma coisa nova, e nada. Oferecia a colher com a comida, e ela virava o rostinho e chorava como SE EU TIVESSE LHE DADO UM TAPA NA CARA (hahahaha) - eu ficava muito nervosa, o choro era realmente muito alto, um choro sentido. Nossa, dá um troço só de lembrar. Eu só sabia que alguma coisa estava errada.
IMAGEM ILUSTRATIVA. FONTE GOOGLE.
Num dos poucos dias em que a danadinha da Elisa fazia sua festa do choro por não querer comer, exausta, eu a deixei sentadinha no sofá, e vaguei os olhos para a televisão, abandonando o prato e a colher que eu estava a alimentando no sofá. Eu fiquei ali com ela, olhando para a televisão com uma cara de fracassada hahaha. De repente escuto uns barulhinhos - tipo uns roncos (aqueles ronquinhos que o bebê faz quando está com o nariz entupido, sabe?) - olhei para ela, e lá estava a cena mais fofa: A Elisa tinha se curvado um pouquinho, alcançado o prato de comida, e estava TODA MELECADA, pois pegava com as mãozinhas a comida, e levava para a boca, CERTINHO, saboreava, roncava, e fazia uns barulhinhos do tipo: hmmmm hmmm hmmm, kkkkkkkk.
Até hoje, ela só come assim! Eu faço o prato com a comida, forro o sofá, e coloco a bichinha e o prato na frente. Pronto, o prato fica vazio. Ouvi dizer sobre alimentação BLW - quando a criança come com as mãos - e acho que esse é o caso da minha caçula.
Portanto, meninas. Eu acredito que o que faz um filho comer e outro não, não está relacionado nem mesmo com a idade, e sim em alguma necessidade que você mãe, ainda não entendeu em seu filho na hora da alimentação.
O Segredo é nunca desistir, sempre persistir. E reparem que quando EU DESISTIA de insistir é que eles passavam a comer. Faça como eu: Cozinhe normalmente, sem frescuras. Introduza na comida um leguminho aqui, uma verdurinha básica ali - mas nada muito exagerado e detalhado - isso FRUSTRA VOCÊ - mãe que ficou horas preparando a comida com amor, para o filho ignorar completamente. Então, faça uma comida simples, coloque no prato (eu coloco no de vidro mesmo, mas se sentir segurança em prato de plástico, fique a vontade) - ofereça para seu filho, e não fique em cima dele. Se for o caso, sente próximo da criança e coma A SUA COMIDA sem olhar para ela, enquanto você estiver comendo, faça barulhos do tipo: Hmmm, que gostoso esse arroz. Nunca olhe para a criança. Mostre que só está dizendo que a comida está realmente muito boa. Acredite: ela terá curiosidade em experimentar. Se a criança fizer careta, ignore, se ela empurrar o prato, diga: Ok, você não quer comer, vou guardar seu prato. Guarde e volte a comer a sua comida, falando o quanto está gostoso.
Quando eu faço isso com meu filho, não dá cinco minutos e ele pede a comida de volta. E me imita no processo de comer. Dá uma colherada e diz: Hmmm. hahaha.
É um processo realmente difícil, mas quanto mais você se ENCUCAR, e mais nervosa ficar, menos segurança tu passará para o filho, e mais dificultoso será o processo da alimentação.

Bom, minha experiência tem sido essa. Espero ter contribuído de alguma forma para vocês,
Um grande beijo,
Nanda Silveira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright(@)2015. Ninguém te contou. Todos os direitos reservados.LAYOUT POR DESIGNING DREAMS.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...